Orações da Manhã e da Noite


É indispensavel ao católico, como dissemos na seção "Como ser um Bom Cristão?", a oração. Ao menos de manhã, ao levantar-se e  de noite, ao deitar-se.

As orações da manhã e da noite consistem basicamente de:

- Um oferecimento do dia à Deus, unido aos méritos da Ssma. Virgem e dos Santos ( pois nós mesmos não possuimos mérito algum em nossas obras, mesmo que sejam boas ).

- Um agradecimento a Deus pelo dia, com um exame de consciência para perscrutar a mente e corrigir as atitudes que desagradaram a Deus durante o dia e que no próximo deverão ser evitadas.

---

Para cada nível espiritual que a pessoa se encontra as orações podem ser modificadas ( um monge, via de regra, rezará orações para manhã e noite de um modo mais profundo, com meditações e mais longamente ) as orações. Que cada um procure adequar as orações de acordo estado de vida que escolheu.

Abaixo, transcrevemos as orações da manhã e da noite de um Missal de bolso para fiéis,  de 1954.

---

ORAÇÕES DA MANHÃ

Pelo sinal X da santa cruz, livrai-nos, Deus Xnosso Senhor, dos nossos X inimigos.
Em nome do Pai X, e do Filho X e do Espírito Santo X.Amém.

Ato de adoração, ação de graças, oferecimento e petição
Santíssima e augustíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, eu creio que estais aqui presente. Eu vos adoro com os sentimentos da mais profunda humildade e vos rendo de todo o meu coração as homenagens que são devidas à vossa soberana majestade. Meu Deus e Senhor, humildemente vos agradeço todos os benefícios que até aqui me tendes feito, reconhecendo que por particular graça me fizestes chegar a este dia, o qual quero empregar em vosso santo serviço. Para este fim, eu vos ofereço desde já todos os pensamentos, palavras e obras, todos os meus trabalhos e moléstias, como também proponho fugir do pecado e das ocasiões de pecar. Concedei-me, Senhor, vos suplico, vossa graça, para que eu guarde esta resolução e não pratique ação alguma que não seja animada de vosso amor e que não vá dirigida à vossa maior glória. Amém.
Faço tenção de ganhar neste dia todas as indulgências que me forem concedidas e de as aplicar em satisfação de minhas culpas e pelas almas do purgatório. Encomendo-me também em todas as boas obras que hoje vos são oferecidas em todo o mundo.

Ato de fé, esperança e caridade
Ato de Fé
Creio firmemente, porque Deus, infalível verdade, assim o revelou à Santa Igreja Católica, e por meio dela o revela a nós, que há um só Deus em três Pessoas Divinas, iguais e distintas que se chamam Padre, Filho e Espírito Santo; que o filho se fez homem, tomando por obra do Espírito Santo, carne e alma humana no seio da puríssima Virgem Maria, e que morreu por nós na cruz, ressuscitou, subiu ao céu, e de lá há de vir no fim do mundo a julgar os vivos e os mortos, para dar eternamente aos bons o Paraíso e aos maus o inferno. Pelo mesmo motivo creio tudo o que crê e ensina a mesma Santa Igreja e nesta crença quero viver e morrer.

Ato de Esperança
Meu Deus, porque sois onipotente, e infinitamente bom e misericordioso, eu espero que pelos merecimentos da Paixão e Morte de Jesus Cristo Nosso Salvador, me dareis a vida eterna, a qual Vós fidelíssimo prometeste a quem fizer obras de bom cristão, como proponho fazer com o vosso auxílio.

Ato de Caridade
Meu Deus, porque sois sumo e perfeitíssimo Bem, eu vos amo de todo o meu coração e sobre todas as coisas, e prefiro perder tudo a ofender-vos; e por vosso amor, amo também e quero amar o meu próximo como a mim mesmo.
Símbolo dos Apóstolos
Creio em Deus Padre todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Ato para a Comunhão Espiritual
Ó meu bom Jesus! Creio que estais realmente no Divino Sacramento, como estais no Céu; adoro-vos e desejo ardentemente receber-vos em meu coração; já que não posso receber-vos sacramentalmente, vinde, ao menos espiritualmente, à minha alma, uni-me todo a Vós, nunca vos aparteis de mim, nem permitais que eu em dia algum me aparte de Vós.

[Se puderdes dispor de mais tempo, fazei a vossa meditação, pois o tempo mais próprio para ela é aquele em que o espírito está menos cansado e mais sossegado]

Consagração a Nossa Senhora
Ave, Maria.

Ó Senhora minha! Ó minha Mãe! - Eu me ofereço todo a vós. - E em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro - meus olhos, - meus ouvidos, - minha boca, - meu coração, - e inteiramente todo o meu ser. - E como assim sou vosso, - ó boa Mãe, - guardai-me e defendei-me - como coisa e propriedade vossa.

3 Ave-Marias.

Ó minha Mãe, preservai-me do pecado mortal.

Ao santo anjo da guarda
Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

Oração ao Santo do próprio nome
Glorioso São..., de quem me glorio de ter o nome, protegei-me, pois o Céu me concedeu em vós um especial protetor. Rogai por mim para que possa servir a Deus como vós o serviste na terra e glorificá-lo convosco na Bem-aventurança! Assim seja.

Súplica pelo Diretor Espiritual
Senhor Jesus Cristo que, como Bom Pastor das nossas almas, Vos dignais habitar entre nós no Santíssimo Sacramento do altar, do Vosso sagrado Tabernáculo derramai graças copiosíssimas sobre o meu bom pastor (citar o nome do diretor espiritual). Conceda-lhe o Vosso Misericordioso Coração todas as graças de que precisa para nossa e sua própria santificação e para que possa velar sempre com paternal dedicação pelas ovelhas que lhe foram confiadas pelo Espírito Santo.

Abençoai-o quando na oração levanta a mente para Vós.

Abençoai-o quando nos prega a Vossa santa Lei,

Abençoai-o também quando, no desempenho dos seus ministérios de sacerdote, trabalha pela salvação das almas.

Fazei que seja sempre desvelado pastor segundo o Vosso Divino Coração, que consagre inteira e constantemente a sua vida, o melhor das suas energias e dos seus talentos, ao fiel cumprimento da sua nobre missão e dos deveres inerentes ao seu cargo, a fim de que, no dia em que vierdes a julgar rebanhos e pastores, nós sejamos sua alegria e sua coroa, e ele receba de Vossas mãos Divinas, a coroa imarcescível da vida eterna. Assim seja.

(Pode-se acrescentar mais orações se quiser)

--------------------------------------------------

ORAÇÕES DA NOITE

Pelo sinal X da santa cruz, livrai-nos, Deus Xnosso Senhor, dos nossos X inimigos.
Em nome do Pai X, e do Filho X e do Espírito Santo X.Amém.

Ato de adoração e agradecimento
Eu creio, meu Deus, que estais aqui presente, eu vos adoro e reconheço por meu Criador e meu soberano Senhor, a quem devo tudo o que sou. Dou-vos infinitas graças por todos os benefícios que de vossa bondade tenho recebido, hoje e em todos os dias de minha vida; por me terdes criado e remido com o sangue de vosso Filho Jesus Cristo, e conservado até agora para fazer penitência e salvar-me. Creio em vós, porque sois infinitamente bom; amo-vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente amável; e amo a meu próximo como a mim mesmo, por amor de vós.

Padre-Nosso, Ave-Maria.

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos. Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Ato de contrição
[Examina os pecados cometidos por pensamentos, palavras, ações e omissões, particularmente aqueles a que tens mais inclinação]

Senhor, meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórida. Amém.

À Nossa Senhora
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Ave-Maria (três vezes, acrescentando, cada vez): Por vossa Conceição Imaculada, ó Maria, purificai meu corpo e santificai minha alma.

Oração para conhecer a vocação
Ó meu Deus, Deus de sabedoria e de conselho, que vedes em meu coração a vontade de agradar só a Vós, e de seguir, na escolha de um estado, vossos justos desígnios a meu respeito, concedei-me por intercessão da Santíssima Virgem Maria, minha Mãe, e de meus santos protetores, especialmente (...), a graça de conhecer o estado que devo abraçar e de o seguir depois de o ter conhecido, afim de que eu possa nesta situação procurar a vossa gloria, conseguir a minha salvação e merecer a recompensa que prometestes aqueles que cumprirem a vossa vontade. Assim seja.

Oração a São José por uma boa morte
Glorioso São José, afortunado esposo de Maria, Vós que merecestes ser costodiado por Jesus, e abraçando-o ternamente, gozastes de um paraiso antecipado, obtende-me do Senhor o perdão dos meus pecados, e a graça de imitar as vossas virtudes, a fim de que siga sempre o caminho que conduz ao céu.

Vós, que na hora da morte tivestes a alegria de ver Jesus e Maria a volta do vosso leito, e de entregar docemente entre os seus braços vossa alma, defendei-me, vos rogo, na minha última hora contra os inimigos da minha alma, de sorte que, confortado com a doce esperança do Paraiso, expire pronunciando os santíssimos nomes de Jesus, Maria e José. Amém.

Oração Final
Visitai, Senhor, vos rogamos, esta morada, afastai dela todas as insídias do inimigo, morem nela vossos santos anjos, para conservarmos em paz, e esteja sempre sobre nós vossa santa benção. Amém.

(Pode-se acrescentar mais orações se quiser)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.