Conhecendo a Igreja


Esta seção foi feita especialmente para aquelas pessoas que não conhecem ainda a Igreja Católica, ou que estão afastados e gostariam de conhecer os grandes tesouros da Igreja de Cristo.

Em primeiro lugar, a Igreja Católica é a única e verdadeira Igreja da Terra que pode proporcionar às pessoas a salvação.

Mas o que é a Salvação e Por que somente a Igreja Católica a pode proporcionar?
Para responder a esta pergunta, começaremos expondo um pequeno resumo do que consiste nossa Fé:
Existe um Deus eterno e todo-poderoso (Um só e ao mesmo tempo Três pessoas) que criou o céu e a Terra e tudo que existe. Este mesmo Deus, no começo dos tempos, depois de ter criado o ambiente e todos os animais, criou então o homem e a mulher, dotados de uma parte espiritual - a alma; e uma parte física - corpo. Também Deus antes de ter criado o homem e a mulher, criou seres puramente espirituais, chamados Anjos, para habitarem nos Céus. Alguns anjos permaneceram fiéis a Deus; outros, porém, quiseram ser maiores que Deus e foram precipitados ao inferno, e estes, são chamados de demônios os anjos maus e seu líder é chamado Lúcifer ou Satanás.

O primeiro homem chamou-se Adão, e a primeira mulher chamou-se Eva - E é deste primeiro casal que provém todo o gênero humano. Este casal foi criado para amar e servir a Deus nesta Terra, para depois de muito viverem aqui passar para a Bem-aventurança no Céu. Foram eles postos em estado perfeito de inocência, graça e felicidade, isentos, portanto, da morte e de todas as misérias da alma e do corpo que conhecemos como males. 

Deus também os colocou em um paraíso terrestre chamado Éden, e havia-lhes permitido que comessem de todos os frutos deste lugar, proibindo-lhes apenas que experimentassem o fruto de uma árvore que estava no meio do Paraíso, e que a Escritura chama de árvore da ciência do bem e do mal. Chama-se assim porque Adão e Eva, por sua obediência, teriam conhecido o bem, isto é, haveriam tido aumento de graça e de felicidade; ou, como castigo de sua desobediência, deveriam decair, eles e seus descendentes, daquela perfeição e experimentar o mal, tanto espiritual como corporal.

Queria Deus que Adão e Eva, com a homenagem dessa obediência, o reconhecessem como a seu Dono e Senhor. O demônio, invejoso de sua felicidade, tentou Eva, falando-lhe por meio da serpente, e instigando-a a desobedecer a proibição recebida. Eva, então, tomou o fruto proibido, comeu, e induziu Adão a que também ele o comesse, e ambos pecaram.

Desde então o pecado entrou no mundo...
Este pecado trouxe para eles e para toda a linhagem humana os mais desastrosos efeitos.
Adão e Eva perderam a graça santificante, a amizade e Deus e o direito à bem-aventurança, ficando escravos do demônio e merecedores do inferno preparado a Satanás e seus anjos. O Senhor pronunciou contra eles a sentença de morte, desterrou-os daquele lugar de delícias e os lançou fora dali para que ganhassem o pão com o suor de seu rosto, entre inumeráveis trabalhos e fadigas.

O pecado de Adão propagou-se depois a todos os seus descendentes, exceto Maria Santíssima, e é aquele com que todos nascemos, e que se chama pecado original. O pecado original mancha nossa alma desde o primeiro instante de nosso ser, faz-nos inimigos de Deus, escravos do demônio, desterrados para sempre da bem-aventurança, sujeitos à morte e a todas as demais misérias.

O pecado é tão grave, pois uma ofensa a Deus infinito também é igualmente infinita. Mas este mesmo Deus, por amor ao homem, prometeu-lhe logo um Redentor (o Messias), que haveria de vir para livrar o gênero humano da servidão do demônio e do pecado, e merecer-lhe a gloria. Esta promessa, Deus a foi repetindo sucessivamente outras muitas vezes aos Patriarcas da Bíblia e, por meio dos Profetas, ao povo hebreu.

Este Redentor, chamado também Filho de Deus, (Segunda pessoa da Santíssima Trindade) chamou-se Jesus e Ele redimiu o mundo sacrificando-se, morrendo inocentemente e injustiçadamente numa Cruz, no lugar do homem; para que o homem não sofresse a morte eterna, Jesus morreu no lugar dele; e fez que para que os méritos de Seu sacrifício fossem aplicados às pessoas; criou Ele mesmo a Santa Igreja Católica na pessoa de São Pedro. (Mt XVI, 15-19)

Instituiu o Batismo para que todos fossem livres do Pecado Original; a Confissão para que se apassagem os pecados das pessoas cometidos após o batismo... e os demais Sacramentos, cada um para aplicar graças diferentes às pessoas que os recebessem.

Ao passar do tempo, já nos tempos apostólicos, tinha havido homens perversos que, por interesse e ambição, turvavam e corrompiam no povo a pureza da Fé da Igreja Católica com abomináveis erros. Os Apóstolos a eles se opuseram com a pregação, com escritos e com as infalíveis sentenças do primeiro Concílio que celebraram em Jerusalém.

Desde então até nossos dias, não cessou o espírito das trevas seus venenosos ataques contra a Igreja de Cristo e as verdades divinas de que Ela é depositária infalível. Suscitando constantemente novas heresias, tem atentado sucessivamente contra todos os dogmas da Religião Cristã.

Entre outras, ficaram tristemente famosas as heresias de Sabélio, que impugnou o dogma da Santíssima Trindade; Manés, que negou a Unidade de Deus e admitiu no homem duas almas; Ário, que não quis reconhecer a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo; Nestório, que recusou à Santíssima Virgem a excelsa dignidade de Mãe de Deus, e que distinguia em Jesus Cristo duas pessoas; Êutiques, que não admitia em Jesus Cristo senão uma natureza; Macedônio, que combateu a divindade do Espírito Santo; Pelágio, que atacou o dogma do pecado original e da necessidade da graça; os Iconoclastas, que rejeitavam o culto das Sagradas Imagens e das Relíquias dos Santos; Berengário, que se opôs à presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento; João Huss, que negou o primado de São Pedro e do Romano Pontífice; e, finalmente, a grande heresia do Protestantismo (século XVI), forjada e propagada principalmente por Lutero e Calvino.

Esses inovadores - rejeitando a Tradição divina, reduzindo toda Revelação à Sagrada Escritura, e subtraindo a mesma Sagrada Escritura ao legítimo magistério da Igreja, para entregá-la insensatamente à livre interpretação do espírito privado - demoliram todos os fundamentos da Fé, expuseram os Livros Santos às profanações da presunção e da ignorância e abriram a porta a todos os erros.

O Protestantismo ou religião reformada, como orgulhosamente a chamam seus fundadores, é o compêndio de todas as heresias que houve antes dele, que houve depois dele e que podem ainda nascer para ruína das almas.

Com uma luta sem tréguas que dura já vinte séculos, não cessou a Igreja Católica de defender o depósito sagrado da verdade que Deus lhe confiou, nem de amparar os fiéis contra o veneno das doutrinas heréticas. A Igreja Católica resistiu a todas estas coisas e continua a resistir, assistida pelo Espírito Santo (terceira pessoa da Santíssima Trindade), seguindo a promessa que Nosso Senhor a deu, em sua fundação: que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. (Mt XVI, 18)

2 comentários:

  1. Salve Maria!

    Eu gostaria de fazer um link "Não conhece a Igreja Católica? Clique aqui!" no blog do Grupo Nossa Senhora do Rosário. Achei muito interessante a ideia e o texto é muito explicativo. (Parabéns!!). Eu citaria a fonte de onde tirei (Grupo São Domingos de Gusmão) e colocaria um link na barra lateral de nosso blog.

    Atenciosamente,
    Maurício Brito

    ResponderExcluir
  2. Prezado Maurício,
    Salve Maria!

    Sinta-se a vontade em utilizar o texto.

    Deus o abençoe!

    Em Jesus e Maria,

    ResponderExcluir

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.